domingo, 22 de maio de 2011

O meu avô

Tanto que aconteceu nestes últimos tempos em que não disse nada. Tinha as minhas férias marcadas para ir à terra onde nasci e onde não ía há sete anos. Este ano adiei-as 2 vezes por causa do trabalho. Por causa desses adiamentos já não fui a tempo de ver o meu avô vivo. Faleceu quatro dias antes de eu chegar :(. De qualquer forma passei lá uma semana a fazer companhia à minha avó e a matar saudades do resto da família. Sei que o meu avô foi e sempre será uma pessoa muito amada e com muito amor para dar. Tenho muita pena de não me ter despedido, mas sei que foi em paz e no seu tempo. No hospital, antes de falecer, virou-se para a minha avó e disse: estás cada vez mais linda! Só para verem o tipo de homem que ele era...
Era um homem simplesmente fora do seu tempo. Reformou-se cedo por doença, mas em casa passou a ser ele que cozinhava, lavava loiça, tratava da roupa (sim, até passava a ferro!) e ajudou a criar muitos dos 18 netos. O meu irmão tinha apenas 3 meses quando a minha passou a deixá-lo com o meu avô para ir trabalhar.
Quando estava a arrumar as coisas dele encontrei coisas deliciosas: um bilhetinho para a minha avó, recente, que dizia também: tu és muito linda!, várias listas com os aniversários de todos os filhos e netos, uma colecção de albuns de fotografias (à vontade uns 10) com as fotografias da família todas arrumadinhas pela mão dele, livros com as suas continhas (o mais antigo de 1952), onde registava todas as suas despesas.
Enfim... era um homem fantásticos, e eu tenho muito orgulho de também ser uma bocadinho dele.

Sem comentários: