sábado, 1 de novembro de 2008

Altos e baixos

É assim que as coisas andam a correr. A motivação continua cá em cima, mas cometi alguns deslizes. Hoje, por exemplo, comi 80g de chocolate, o que equivale, mais ou menos, a 450 cal. Andei uma hora a pé, de seguida e em passo largo e rápido. Vai dar ela por ela. Eheh!

Continuo a apontar a minha alimentação num bloquinho que anda sempre comigo. Tenho preguiça de vir aqui por tudo. Mas basicamente ando a comer 2 pãezinhos de mistura por dia, com queijo (10% de gordura) e margarina, ou só margarina, ou doce. Por vezes faço ainda outra coisa que adoro: pão com banana. Humm... Dois pãezinhos podem parecer exagerados para quem quer perder peso, mas tem resultado para não sentir fome - como 1 ao pequeno almoço e outro ao lanche e assim aguento-me bem até à hora de jantar sem fome (hora mais complicada). Mais tarde quero passar para meio pãozinho à tarde.

Como ainda 2 ou 3 peças de fruta e duas refeições principais. Às vezes o jantar (ou mesmo o almoço) é só sopa e fruta, e fico satisfeita.

Quando me apetece um doce tento optar pela gelatina ou gelatina batida com um iogurte natural. Experimentem! Encontrei a receita aqui na net: fazer a gelatina sem por a parte da água fria, deixar arrefecer e bater um iogurte natural. Deixar no frigorífico e tharan!: uma sobremesa deliciosa e sem culpas.

Quanto a erros, acho que poderia bem passar sem a margarina, mas detesto pão seco. É um caso a pensar. Ando a beber menos água do que devia (1l), mas mais do que antes e por isso ando sempre metida no wc. E também não ando a comer peixe como devia... enfim, é mesmo preguiça.

Fiz questão de dizer a algumas pessoas próximas de mim que estou em fase de reeducação alimentar, para que funcione como um compromisso e para evitar "ofertas". E à conta disso tenho sido obrigada a ouvir com cada coisa!! Mas eu continuo na minha. Eu conheço-me e ao meu corpo. Quanto ao que resulta vai ser por tentativa erro. Mas que ninguém venha com palpites. Olhem as pérolas:

- "Come uma bolachinha de água e sal, que não engorda!", vindo de alguém que está permanentemente em "dieta" mas com muitas bolachinhas, rissóis, bolos e afins, e que despacha uma saqueta de bolachas de água e sal num instantinho (atenção que até gosto da pessoa). A questão é que as bolachas, todas, engordam sim. Pelas mesmas calorias prefiro comer pão que fico mais saciada, não provoca picos de glicémia e me mantém sem fome por mais tempo.

- "Ah, massa não é dieta. Tens de cortar os hidratos." Não, para já o que eu preciso é de comer bem e me manter sem fome para não ter ataques de gula. Ao jantar até posso prescindir dos hidratos porque pouco depois vou dormir, mas ao almoço tem de haver sempre um pouco (2 c.s. bastam) para manter a energia.

E quem disse que "fazer dieta" (que não é o que estou a fazer) é chato e sem sabor? No outro dia fui ao café com o meu menino. A ele apetecia-lhe um bolo e um galão e no passado eu teria pedido o mesmo. Mas nesse dia não. Pedi uma torrada em pão saloio com geleia de morango. Por cima polvilhei com canela e acompanhei com um copo de leite morno. Uma delíiiiiicia. Pena que também tenha sido caro. Acho que se o Estado quer combater a obesidade tem de evitar situações ridículas em que um bolo custa €0,80 e uma sandes vai para €1,50!! O que vale é que agora levo TUDO de casa. Não gasto mais dinheiro a comer fora e alimento-me melhor.

Amanhã é dia de pesagem. Não espero ter perdido grande coisa depois dos abusos que cometi. Vamos ver...

Sem comentários: