sábado, 18 de outubro de 2008

Dia -1

Ainda estou em fase de mentalização. As minhas férias estão a terminar e 2ª feira é o primeiro dia do resto da minha vida. Nada de radicalismos, nada de regimes demasiado restritivos, mas também muita determinação. Sim, tenho pela frente no mínimo 10 kg para perder. Não para caber no bikini, não para agradar a quem tem sempre o comentariozinho pronto: "ah, estás tão gorda!". Quero perder peso por mim, pela minha auto-estima, pela minha saúde.

Nunca fiz dieta, mas o desporto sempre fez parte da minha vida. A diferença é que hoje tenho consciência de que pouco vale correr uma hora e depois empanturrar-me em chocolates. E também tenho mais medo das doenças associadas ao excesso de peso, sobretudo da diabetes e do colestrol alto.

Com este espaço de reflexão quero sobretudo racionalizar todo este processo, registar as vitórias e os fracassos, tentar manter bem presente o meu objectivo e sobretudo a motivação.

Quero interromper aqui um ciclo que se iniciou na minha família há muito. Quero aprender a comer de forma mais racional e saudável, de forma a poder transmitir isso aos filhos que tiver um dia.

E agora as apresentações. Sou uma jovem mulher de 24 anos. Nos últimos 6 passei dos 58 kg para os 74 kg. Cada viragem, cada nova etapa da minha vida foi acompanhada por um aumento de peso. Dos 74 quero perder pelo menos 10.

Não quero milagres, sei que é diferente ter 18 ou 24 ou 30 anos. Para mim basta voltar a um peso saudável e mantê-lo, e ao mesmo tempo voltar a sentir-me em forma: mais flexibilidade, mais força, mais resistência.

Não acredito em dietas milagrosas. Um regime alimentar demasiado restritivo faz com que o nosso corpo entre em carência e absorva tudo o que comemos.

De qualquer forma há que cortar em tudo o que não faz falta. E o meu grande grande problema são os doces. Aqui não sei qual poderá ser a melhor abordagem. No que toca a doces, e em momentos de stress, perco por completo a consciência do que como. Como se naquele preciso momento em que estou a comer eu estivesse fora de mim e só ganhasse consciência depois do pecado cometido. Por isso, desta vez, vou tentar fazer diferente: não quero tocar em doces. NADA de chocolates, NADA de bolos, NADA de bolachas. Fica autorizada a gelatina e a salada de fruta.

Outros alimentos proibidos: fritos, refrigerantes, queijos gordos, frutos secos, salgadinhos... Hum, agora não estou a lembrar-me de mais nada. Só que cumprisse isto já era uma vitória.

Outra estratégia vai ser fazer da sopa a minha melhor amiga (nada daquelas tretas de não por batata nem cenoura: vou pôr de tudo um pouco, mas ajustando as quantidades), andar sempre com frutinha e iogurtes magros à mão, não abdicar dos hidratos de carbono de forma a não andar sempre com fome e andar muito a pé.

E pronto, por hoje ainda não em vou preocupar muito. Como disse, estou a mentalizar-me.

Sem comentários: